segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Molina cita “espelho às crianças” e diz que time não para (O Jogo)

Molina disse que basquete feminino é espelho a mais de 1,5 mil crianças

Mesmo sofrendo com a falta de repasse por parte da prefeitura de Americana da verba da lei de incentivo ao esporte, problema que atinge de maneira inédita todas as modalidades, o basquete feminino da ADCF Unimed não vai extinguir o time adulto. Presidente do clube gestor até o final deste mês, Ricardo Molina Dias não quis dar entrevista ao O Jogo sobre o assunto, mas, de maneira informal, assegurou que a equipe se manterá em atividade.

“A única coisa que posso garantir é que o time adulto, espelho para 1,5 mil crianças de 7 a 12 anos do projeto de inclusão social, vai continuar jogando”, disse Molina. Apesar da insistência do jornal, o dirigente não entrou em nenhum outro detalhe.

No entanto, O Jogo apurou que, caso não haja acordo com Americana, a equipe multicampeã pode realizar jogos em Santa Bárbara d´Oeste e Nova Odessa, cidades que fazem parte da área de atuação da cooperativa médica que é a maior patrocinadora da modalidade.

Assim como as demais modalidades de Americana, o basquete feminino da ADCF Unimed está desde abril sem receber o repasse financeiro da lei de incentivo. Há duas semanas, logo após assumir o comando da Secretaria de Esportes, Odair Dias prometeu quitar o saldo devedor, porém, ao mesmo tempo anunciou que de agosto a dezembro a aplicação da lei será suspensa. A lei existe desde dezembro de 1995 e jamais houve qualquer tipo de problema no repasse.

CAMPEONATOS

O calendário da temporada 2014/15 do basquete feminino prevê duas competições para a ADCF Unimed. A primeira delas é o Campeonato Paulista, que terá apenas quatro equipes. Além da ADCF, estão inscritos Santo André, Presidente Venceslau e Rio Claro. A disputa será em circuitos, com rodadas duplas, a partir, possivelmente, da segunda quinzena de setembro.

Em seguida, a partir de novembro, acontece a quinta edição da Liga de Basquete Feminino (LBF), esse sim um campeonato mais interessante. São 11 equipes: ADCF Unimed, São José dos Campos, Santo André, Rio Claro, Presidente Venceslau e Barretos, todos de São Paulo; Sport Recife e América, de Pernambuco; Maranhão Basquete, do Maranhão; Brasília/Vizinhança, do Distrito Federal; e Jaraguá do Sul, de Santa Catarina.

Texto: Zaramelo Jr.

Fonte: O Jogo

Técnico da equipe adulta de Americana e coordenadora do Projeto Unimed visitam Nova Odessa

O técnico da equipe adulta de basquete feminino da Unimed, Antônio Carlos Vendramini e a ex-jogadora Adriana Santos, campeã mundial pela Seleção Brasileira e coordenadora da ACDF Unimed, visitaram a Secretaria de Esportes de Nova Odessa na manhã da última quarta-feira (20 de agosto).
Para ampliar a parceria e incentivar as crianças atendidas pelo projeto Unimed em Nova Odessa, as atletas da equipe adulta da Unimed irão participar dos treinamentos no núcleo do Ginásio Municipal Jaime Nércio Duarte, no Jardim Santa Rosa, que acontece às terças-feiras das 15h às 17h.
Além do Jardim Santa Rosa, a atividade também é desenvolvida no Ginásio Municipal de Esportes José Batista, Jardim São Jorge; Ginásio Poliesportivo Oswaldo Bassi, Jardim Santa Luiza; Ginásio Municipal de Esportes Adriana Daniel de Camargo (Adrianinha), Jardim São Manoel; Emefei Profª. Augustina Adamson Paiva, Jardim São Francisco; Emefei Vereador Osvaldo Luiz da Silva, Jardim Marajoara; Emef Profª Salime Abdo, Jardim Alvorada e na Emef Paulo Azenha na Vila Azenha.
“A presença das atletas da equipe profissional em nossa cidade, participando semanalmente dos treinamentos é algo inédito e trará resultados fantásticos às crianças do projeto, pois terão a oportunidade de ter contato com um time formado por grandes campeãs e isso serve de incentivo para as futuras atletas”, disse o secretário de Esportes, Angelo Roberto Réstio, o Nenê Réstio.
“Para nós é motivo de orgulho ver a quantidade de crianças que participam do projeto em Nova Odessa e poder contribuir com o crescimento e a difusão da modalidade é motivador”, disse Vendramini.
“Esse contato com as atletas profissionais serve de incentivo para as meninas que estão começando agora”, disse Adriana.
Vendramini é dos técnicos mais vitoriosos do basquete feminino, entre seus principais títulos estão o de bicampeão do Mundial de Clubes, tetracampeão do Sul-Americano, campeão do Pan-Americano, 11 vezes campeão brasileiro (incluindo o de 1998 com o Fluminense e o de 2000 com o Paraná Basquete) e 12 vezes campeão estadual. Além de todos esses títulos, o treinador também garantiu a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano com a Seleção Brasileira Adulta Feminina (Chile – 1989).
Adriana é ex-atleta e foi medalha de ouro no Campeonato Mundial da Austrália (1994) e nos Jogos Pan-Americanos de Havana (1991) e medalha de prata na Olimpíada de Atlanta (1996) e bronze em Sydney (2000).

Nenhum comentário: