sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Técnico Zanon fala sobre a expectativa para o Mundial

A seleção brasileira feminina de basquete começa nesta quinta-feira, 4, a fase final de treinos para o Mundial da Turquia, a ser disputado entre 27 de setembro e 5 de outubro. As atletas convocadas pelo técnico Luiz Augusto Zanon se apresentaram em São José dos Campos, interior de São Paulo, onde realizarão os treinamentos até o embarque para a Turquia, no próximo dia 20, em São Paulo.



Com um grupo que mescla experiência e juventude, e tem média de idade de 24,7 anos, Zanon mantém os pés no chão para tratar as chances do país no Mundial. A conquista do Sul-Americano do Equador e os amistosos contra outros países, em agosto, foram avaliados de forma positiva pelo treinador. Porém, vê a briga pelo título na Turquia como algo distante. A meta brasileira é alcançar as quartas de final.

– Para este Mundial, é difícil. É um time muito novo. Mas também não me assustei tanto com o que eu vi. Acho que dá para a gente fazer um Mundial forte. Vai depender muito do primeiro jogo contra a República Tcheca, que é a sétima, e depois pegamos a Espanha, que é a segunda do mundo. Depois, decidimos contra o Japão a permanência ou não. É tudo muito complicado. Eu gosto de trabalhar em cima daquilo lá. Vou fortalecer o grupo para chegar no melhor possível. (...) Agora, precisamos incorporar as três jogadoras, que são as pivôs, e começarmos fazer um fortalecimento de grupo para trabalhar para o Mundial e tentar buscar ficar entre os oito, que seria uma meta legal – comentou o treinador.

As três atletas citadas por Zanon são Érika, Damiris e Nádia, pivôs que atuam na WNBA e não participaram dos jogos disputados pela Seleção em agosto. A integração das atletas ao grupo que vai ao Mundial é comemorada pelo treinador.

– É fundamental. É um setor inteiro, que são as pivôs. É um setor que vai trabalhar com o que a gente tem – afirmou.

No Mundial da Turquia, o Brasil está no grupo A, ao lado de República Tcheca, Espanha e Japão. A estreia será contra a República Tcheca, dia 27.

 Zanon vai conciliar os treinos da Seleção com o São José, onde disputa o Campeonato Paulista Masculino:

Técnico Luiz Zanon São José Basquete (Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com)



2 comentários:

Anônimo disse...

Destas armadoras convocadas para o mundial, duas estão muito bem, Tainá e a Débora.
A Tainá já é uma realidade, a Débora tem entrado bem sem comprometer e a Adrianinha esta devendo, lenta, totalmente fora de ritmo e muitos erros de passes, nós precisamos das três em forma para termos uma boa colocação no mundial.
O restante da equipe esta bem com os reforços da Érica, Damiris, Nádia é só priorizar o entrosamento e um esquema tático com boa defesa.

Henrique Baptista Silva disse...

Muita gente critica a postura divida de compromissos do Zanon. De certo modo até concordo. Assim como acho que a Iziane está em ótima forma e merecia fazer parte desse elenco. Mas... pelo que tenho observado até agora,estou gostando do seu trabalho mesmo assim. Acho que ele está ajudando a potencializar o valor que essas jogadoras já possuem,num outro nível. Que se elas não estivessem nesse grupo que está se unificando através dele,demorariam mais tempo para se revelar e personalizar seu jogo nos clubes. Portanto,vejo essas jogadoras como as próximas craques da nova geração que vão atuar junto as já famosas/veteranas que estão perto de aposentar que ainda estão jogando bem. Deixando a LBF que vai começar,num bom nível de disputa;oferecendo um campeonato bem acirrado.