sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Basquete feminino em luto: Lígia, ex-pivô da seleção brasileira, morre aos 41 anos vítima de câncer

Ex-pivô Lígia Maria lutava contra um câncer e morreu em Ourinhos aos 41 anos
A ex-pivô Ligia Maria Moraes, de 41 anos, morreu nesta quinta-feira vítima de câncer, em Ourinhos, no interior de São Paulo. Ela será velada na mesma cidade ainda hoje e será enterrada na próxima sexta em Avaré, local onde nasceu.
A triste notícia foi divulgada pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB).
Lígia atuou por vários clube do basquete brasileiro - Associação Barbarense (SP), Minercal (SP), BCN (SP), Ponte Preta (SP), Goiânia (GO), Bauru (SP), Vila Nova (GO), América (RJ), Catanduva (SP) e Ourinhos (SP) - e participou da seleção no começo da década de 1990, quando disputou uma Copa América e um Mundial juvenis além de um Sul-Americano adulto.
Ela atuou ao lado de nomes como Paula, Hortência, Janeth, Marta Sobral e Alessandra.
Em entrevista para a própria CBB em 2001, Lígia contou como começou no esporte. "Eu fazia atletismo em Avaré quando umas amigas, por causa da minha altura, me chamaram para jogar basquete. No começo era brincadeira, mas fiquei jogando no time da cidade (Associação Barbarense) e fui gostando do esporte. Aos 19 anos, joguei na Minercal e fiquei por dez anos com a (técnica) Maria Helena Cardoso", relembrou.
Instada a dar uma mensagem para quem está começando no basquete, a então pivô disse: "Em primeiro lugar, nunca abandone os estudos, porque é o maior bem que teremos para toda vida. E leve o basquete sempre a sério, com muita dignidade e respeito aos seus colegas de trabalho e adversários".
Depois de parar de jogar, Lígia se candidatou a vereadora na cidade de Ourinhos, em 2008, como Lígia do Basquete pelo PSB e ficou como suplente.
Fonte: http://espn.uol.com.br/

2 comentários:

Anônimo disse...

Descanse em paz Ligia!

Sta. Ignorância disse...

Ainda tô chocado com a notícia.